No último domingo, dia 1º, o Canal Rural exibiu o documentário “Mangalarga Marchador – A Cavalgada”, que registra um encontro único entre um criador de mangalarga marchador e um encantador de cavalos, vindo diretamente da Espanha. Em comum, esses dois homens têm um amor incondicional pelos animais.
Foi cavalgando pelas cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes que o empresário e criador Marcelo Baptista de Oliveira e o artista europeu Santi Serra Camps selaram a amizade que surgiu dessa paixão.
Conhecido como “o encantador de cavalos”, Santí nasceu em Barcelona e começou a fazer shows aos 18 anos de idade. Hoje, aos 28, é uma das estrelas de equitação e adestramento livre. Ele faz shows com cavalos ao redor do mundo.
Passando pelas cidades históricas de Minas Gerais e pelo haras Agro Maripá, no interior de São Paulo, com animais únicos da raça, o documentário mostra o vigor do cavalo que é conhecido por sua inteligência, genética e vocação para cavalgar.
O programa é uma oportunidade para conhecer mais e melhor o cavalo que hoje é admirado no Brasil e em todo o mundo. Marcelo e sua mulher, Sophia, já fizeram diversas cavalgadas com seus animais pelo mundo afora. Agora preparam para 2018 o que promete ser a maior cavalgada do mundo, chancelada pelo Guiness, o livro dos recordes.