O consumo de café na China, cujo mercado é estimado atualmente em mais de US$ 1 bilhão ao ano, passou de 1,1 milhão de sacas na safra 2011/2012 para 3,2 milhões de sacas em 2016/2017, ou seja, praticamente triplicou nos últimos seis anos. Os dados foram divulgados pelo Bureau de Inteligência Competitiva do Café, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais.
Esses números apontam que a demanda por café no país asiático cresce cerca de 16% ao ano, enquanto que o consumo mundial registrou aumento de aproximadamente 2% em dez anos, particularmente no período de 2004 a 2014.
Esse aumento expressivo do consumo de café na China, país que possui mais de 18% da população mundial, é atribuído a mudanças nos hábitos de consumo da população, em função da urbanização, aumento do número de membros da classe média e melhora no poder aquisitivo da população.
A entidade também destacou que o consumo de café no Reino Unido deverá ultrapassar o de chá preto até 2021. Tradicionalmente, o Reino Unido é um grande consumidor de chá, mas, no entanto, seu consumo diminuiu de 1,9 quilos por habitante em 2002 para 1,4 quilos em 2016, em contraponto com o aumento expressivo das vendas de café.
Nesse caso, a mudança de hábito de consumo é atribuída principalmente aos jovens, que utilizam os espaços das cafeterias como ponto de encontro e socialização, comportamento considerado moderno e contemporâneo.