Saiba como diagnosticar e prevenir a brucelose ovina

A doença é causada por bactérias e caracterizada pela redução da fertilidade e aborto nas ovelhas, aumento da mortalidade perinatal de cordeiros e, principalmente, epididimite nos carneiros

Fonte: Roberta Silveira/Canal Rural

O rebanho ovino no Brasil foi estimado em cerca de 13,9 milhões de animais, segundo o último Censo Agropecuário, ocorrido em 2006. De acordo com o levantamento, a região Nordeste contava com 7,7 milhões de ovinos na época, a região Sul com 3,9 milhões, o Centro-Oeste com 867 mil, a região Sudeste com 763 mil e a região Norte totalizava 474 mil ovinos.

Apesar do impulso mercadológico em algumas regiões do país nos últimos 10 anos, a produtividade da ovinocaprinocultura de corte no Brasil ainda segue pequena e a maior parte da carne consumida é importada, pois faltam melhorias no manejo, na assistência técnica, na gestão da produção e, sobretudo, no controle sanitário.

Pensando em ajudar o criador, o Canal Rural, em parceria com o Instituto Biológico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, resolveu divulgar um material especial sobre a brucelose ovina, assim como questões sobre transmissão, sintomas, diagnóstico e prevenção e controle da doença.