As exportações brasileiras de soja e milho na primeira quinzena de dezembro se deram em ritmo mais acelerado do que o verificado em igual período de 2016, destacou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/Usp) em análise publicada nesta sexta-feira, 22. Os embarques de soja para o exterior no período totalizaram 1,23 milhão de toneladas, 89,3% acima do apurado em todo o mês de dezembro de 2016, disse o Cepea com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Segundo o Cepea, nas últimas semanas se observa “maior demanda externa” pela soja brasileira, o que limita os recuos dos preços no mercado interno, apesar das quedas recentes dos futuros da oleaginosa na Bolsa de Chicago (CBOT) e do dólar ante o real. A retração de vendedores também tem dado sustentação aos preços do grão no Brasil, neste momento os mais altos desde janeiro deste ano, de acordo com o Cepea.
As vendas externas de milho em dezembro também ocorrem em ritmo acelerado. Nos 11 primeiros dias úteis do mês, 2,35 milhões de toneladas do cereal seguiram para o exterior, o que equivale a uma média diária de 213,9 mil toneladas embarcadas. O Cepea avalia que, se o ritmo for mantido, os embarques podem chegar a 4,27 milhões de toneladas em dezembro, 22% do volume exportado em todo o mês de novembro deste ano e quatro vezes mais que em dezembro do ano passado.