Morre o presidente da Farsul, Carlos Sperotto

Líder nato, estava na presidência da entidade pelo sétimo mandato consecutivo. E ainda presidia o Conselho Deliberativo do Sebrae-RS e era vice-presidente-RS da CNA

Faleceu na tarde deste sábado, aos 79 anos, o presidente da Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), Carlos Sperotto. Ele estava à frente da entidade pelo sétimo mandato seguido, mas já trabalhava na Farsul desde 1991. O líder ruralista lutava contra um câncer de esôfago desde o ano passado e faleceu no hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

O velório está previsto para ter início neste sábado às 21h na sede da Farsul, na praça Saint Pastous, 125, Cidade Baixa, Porto Alegre. Deve durar até este domingo, dia 24, às 11h. Após a cerimônia de despedida, o corpo do presidente deve ser encaminhado para o Crematório Metropolitano.

Muito engajado no setor rural, o presidente da Farsul, ainda acumulava a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae-RS) e era também vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Natural do município de Palmeira das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul, Sperotto era formado em medicina veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Produtor de grãos e criador de ovinos, ele deixa a mulher, Mariana, quatro filhos e netos.

Durante seus mandatos, Sperotto protagonizou embates com o Movimento do Sem Terra (MST), devido a invasões de propriedades, também lutou pela regulamentação do plantio de soja transgênica no estado e esteve à frente das negociações com Brasília para resolver o problema de dívidas dos produtores.

Por meio de sua página no Facebook, a entidade lamentou a morte de seu líder: “O Sistema Farsul lamenta informar o falecimento do seu presidente, Carlos Rivaci Sperotto, neste sábado (23/12), vítima de um câncer. Incansável na defesa dos produtores rurais, Sperotto contribuiu para fortalecer o agronegócio gaúcho e brasileiro ao longo da vida e, em especial, durante seu período como dirigente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, que presidiu desde 1997”.

Repercussão

Nota da Secretaria da Agricultura do RS:

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação manifesta imenso pesar pelo falecimento, ocorrido neste sábado, do presidente da Federação de Agricultura do Rio Grande do Sul, Farsul, Carlos Rivaci Sperotto.

Sperotto sempre será lembrado como um grande líder do setor agropecuário gaúcho, nacional e internacional, de posições firmes e personalidade forte.

No período em que esteve a frente da Farsul, a agricultura passou por grandes transformações, saindo de uma produção tradicional para um momento de alta tecnologia, que resultou em aumento de produtividade com sustentabilidade, onde o Agro gaúcho e nacional elevou seu patamar.

Defensor de um setor produtivo forte, esteve incansavelmente lutando para que os produtores tivessem condições de desenvolver suas atividades para gerar cada vez mais emprego e renda.

A frente da Farsul e do Sebrae, desempenhou um trabalho sólido, para que o setor primeiro, como sempre manifestava, seguisse o rumo do crescimento. Perdemos um grande líder, que deixa um admirável legado. Conforto a família, amigos e a todos os que desfrutaram de sua companhia.

Ernani Polo – Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação RS.

Políticos

Blairo Maggi
Lamento a perda do amigo pessoal de mais de 30 anos.  Grande defensor da agropecuária brasileira,  Carlos Sperotto, presidente da Farsul. 
Ao longo desses anos, estivemos juntos em grandes batalhas com muitas vitórias e algumas derrotas.
Um homem firme e que sempre defendeu o Brasil e os produtores rurais. Há mais de um ano lutando contra um câncer de esôfago, era um gueirro. Com ceteza deixara uma grande lacuna  no setor .

Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

A senadora Ana Amélia Lemos e o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, expressaram seu pesar nas redes sociais e ressaltaram a importancia do trabalho realizado por Sperotto para a agricultura do país. 

Reveja entrevista de Carlos Sperotto ao Rural Notícias, em que o líder diz quais são as prioridades do seu sétimo mandato à frente da Farsul.

Entidades

ABCCC

A perda do líder ruralista é sentida pelos demais gestores e parceiros do setor, reconhecendo a importância de sua trajetória. “Perdemos um grande líder. É uma grande perda para o Agro, para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. Seu legado é imensurável e seu exemplo será uma eterna referência para as futuras gerações”, destaca Eduardo Suñé, presidente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos).

Angus

A Associação Brasileira de Angus lamenta profundamente o falecimento do presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto, ocorrido neste sábado (23/12). Sua trajetória de lutas e representação pelo agronegócio gaúcho ficará marcada na história do Rio Grande do Sul e na memória de agricultores e pecuaristas de todo o país.

Aos familiares, desejamos força para superar o momento difícil e a fé de que seu carisma se eterniza em uma longa estrada de conquistas.

José Roberto Pires Weber
Presidente da Associação Brasileira de Angus

Sindilat

É com tristeza que o Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) recebeu, neste sábado (23/12), a notícia de falecimento do presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Rivaci Sperotto. Homem de fibra que sempre esteve ao lado da produção primária gaúcha, foi um exemplo de força e determinação. Lutou pelo agronegócio dentro do Rio Grande do Sul e fora dele, sempre representando os interesses do homem do campo e do setor laticinista.

No exterior, trabalhou pela abertura de mercados e pelos direitos comerciais da produção brasileira.

O Sindilat e seus associados agradecem por toda a dedicação desse líder nato.

Descanse e paz!

Alexandre Guerra
Presidente do Sindilat/RS

Federarroz

A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) informa, com pesar, o falecimento do presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Sperotto. Líder da entidade que congrega todos nossos agricultores e pecuaristas do Estado, Sperotto foi incansável na defesa do setor e grande parceiro da Federarroz nos pleitos orizicolas. A diretoria, funcionários e colaboradores se solidarizam com a família e amigos neste momento de dor.

Aprosoja Brasil

É com pesar que a Aprosoja Brasil lamenta o falecimento do presidente da Farsul, Carlos Sperotto. Foi uma liderança importante para o agronegócio gaúcho e brasileiro. Atuou de forma marcante nas grandes manifestações do tratoraço para renegociação das dívidas a partir dos anos de 1990. Demonstrou responsabilidade e espírito público na defesa dos interesses do campo e da sociedade. Deixa um legado importante para as futuras gerações. Que Deus console família e amigos. 

Respeitosamente, 

Marcos da Rosa.

ABHB

Natural de Palmeira das Missões, no Noroeste do Estado, Sperotto era formado em medicina veterinária e estava na presidência da Farsul desde 1997. Sempre foi um grande apoiador das ações de melhoria da pecuária de corte conduzidas pela ABHB. A Diretoria desta Entidade e seus associados oram para que recebam o conforto neste momento de dor. Aos familiares e amigos, nosso profundo sentimento.

Fraterno abraço

Equipe ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford

Abramilho

A Abramilho se integra à todas as instituições do nosso agronegócio para dar um voto de pesar ao passamento do nosso grande companheiro Carlos Sperotto. Não só a nossa instituição como todos os produtores de milho do Brasil têm a consciência de que Sperotto foi uma liderança firme e incontestável a favor das causas do agronegócio brasileiro. Estamos enlutados, e na certeza de que a sua família recebe do nosso mais poderoso ser, que é Deus, o conforto, mas que também sintam alegria, pois Sperotto, durante sua vida, honrou firmemente as tradições gaúchas. Desejamos que a Farsul saiba reverenciar o grande líder que teve. De nossa parte somamos àqueles que tiveram em Sperotto a inspiração da verdadeira liderança rural.

Alysson Paolinelli – presidente da Abramilho

Famurs

Sperotto foi um homem que dedicou a vida ao seguimento da agricultura, que é economicamente e socialmente a principal atividade do nosso país. Ele foi uma figura extraordinária e sua perda é irreparável, resta seguirmos o seu exemplo. Sentimentos de toda a família municipalista.

Salmo Dias, presidente da Famurs (Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul)

Sebrae RS

Com imenso pesar, a diretoria executiva do Sebrae RS informa o falecimento do presidente do Conselho Deliberativo Estadual da entidade, Carlos Rivaci Sperotto, neste sábado, 23 de dezembro. Esta era a terceira vez que Sperotto comandava o Sebrae RS. As gestões anteriores foram as de 2002/2003 e de 2007/2008.