Dia de Campo na TV aborda o manejo e a suplementação para recuperação de pastagens

Programa inédito vai ao ar nesta sexta, dia 31, às 9h, no Canal RuralCinco anos após a Operação Arco de Fogo, comandada pelo Ibama para coibir a comercialização ilegal de madeira em municípios da Amazônia Legal, produtores de Machadinho do Oeste, a 350 quilômetros de Porto Velho (RO), estão conseguindo superar as dificuldades encontradas no campo e aumentar a produção de leite. Os resultados positivos são provenientes da adoção de uma tecnologia da Embrapa difundida através do Projeto Arco Verde: a recuperação e renovação de pastagens degradadas. Esse é o tema do

O Projeto Arco Verde, liderado pela Embrapa Amazônia Oriental (PA), foi iniciado em 2011. Além da Embrapa Rondônia, também fazem parte da rede a Embrapa Amazônia Ocidental (AM), Embrapa Roraima, Embrapa Meio-Norte (PI), Embrapa Cocais (MA) e Embrapa Agrossilvipastoril (MT). O trabalho é uma continuação às ações do Mutirão Arco Verde Terra Legal, lançado em 2009 pelo governo federal, em 43 municípios prioritários da Amazônia Legal, com a finalidade de contribuir com a transição de um modelo de produção predatória para um novo modelo de produção sustentável.

A zootecnista da Embrapa Rondônia, Elisa Osmari, explica que o manejo de pastagens envolve um conjunto de ações que consiste na avaliação prévia da área, para verificar se há necessidade de renovar ou apenas de recuperar. A análise de solo é indicada para diagnóstico e recomendação de uso de calagem e adubação.

– A escolha da gramínea a ser usada é feita em conjunto com o produtor, para avaliar, por exemplo, a disponibilidade financeira dele, a topografia e as condições climáticas – diz.

O Dia de Campo na TV sobre Manejo e suplementação para recuperação de pastagens foi produzido pela Embrapa Rondônia (Porto Velho/RO) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.