A carne bovina sem osso está em alta no atacado, segundo a Scot Consultoria. Esta foi a primeira vez do ano que o produto teve reajuste positivo no preço. No acumulado dos últimos sete dias, a valorização média foi de 0,7%.
De acordo com a empresa, o feriado diminuiu o volume de negócios por parte dos pecuaristas, fez as escalas de abate encurtarem, enxugou os estoques de carne e ajudou na tão esperada recuperação de vendas. Essa combinação interrompeu a trajetória de baixa que persistia desde o começo de janeiro, que até então era normal para aquele período.
Os preços médios atuais são 3,3% maiores (mais de um ponto percentual acima da inflação) que os medidos em 2017, logo após este mesmo feriado.
É importante ponderar, porém, que esta recuperação semanal foi fortemente pautada em reajustes dos cortes de dianteiro, que subiram 2,3% e são produtos de menor valor agregado. Isso pode indicar que a recuperação no poder de compra da população ainda está no início.
A Scot afirma ainda que este é só o primeiro ato de um mercado cuja única expectativa é de melhora, depois de dois anos castigados pela crise e pelo varejo “fraco”. É preciso aguardar para ver a consistência e a constância desta trajetória que determinará o mercado do boi gordo em 2018.