Foi homenageado nesta segunda-feira, dia 5, durante a 19ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS) o ex-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) Carlos Sperotto, morto no último dia 23 de dezembro, vítima de câncer. A família do ícone do agronegócio gaúcho recebeu durante o ato solene o Troféu Semente de Ouro.
A esposa do dirigente, Mariana, e seus quatro filhos foram homenageados pelos presentes na exposição. Um dos filhos, Carlos Eduardo Sperotto, falou sobre o papel do pai na Farsul. “Eu coloco o meu coração para falar quando transmito a vocês o privilégio de ter sido filho, sócio e amigo dele. Não só eu, como todos nossos familiares, nos sentimos muitos gratificados por essa homenagem. Ficamos felizes em saber que ele deixou esse círculo de amizade, respeito e bravura de sempre batalhar pelos ideais. Isso fica de referência para a gente”, disse.
Emocionado, o atual presidente da Farsul, Gedeão Pereira, falou com carinho do amigo de longa data. O atual mandatário da entidade falou do desafio de substituir o companheiro e sintetizou a luta de Sperotto em três bandeiras: a legalização da transgenia, as questões fundiárias e a questão do endividamento rural.
Semente de Ouro
O Troféu Semente de Ouro foi instituído pela Lei Municipal nº 3.046, por solicitação da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque. Em 13 edições, receberam a homenagem o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica (2005); a diretora da Revista Plantio Direto, Juliana Borges (2006); governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (2007); a Emater/RS-Ascar (2008); o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues (2009); governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (2010); a senadora Ana Amélia Lemos (2011); o ex-ministro da Agricultura Francisco Sérgio Turra (2012); o empresário rural e comunicador Breno Pinheiro Prates (2013); o empresário e jornalista, vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto (2014); a empresa Stara (2015); o ex-ministro dos Transportes e organizador do Fórum Nacional do Milho Odacir Klein (2016); e o sócio-fundador da Brasoja Antônio Sartori (2017).