Ficou ainda mais fácil comprar máquinas agrícolas
Com as novas medidas propostas pelo Banco do Brasil nesta quarta (19) o prazo de liberação dos créditos de investimentos para a compra de máquinas, equipamentos agrícolas e caminhões – novos ou usados – será reduzido em 80%.
O sistema vai ganhar agilidade com a inclusão das revendas na chamada “Esteira BB”. Aquelas que aceitarem se tornar um Correspondente Comercial Agro vão passar a receber as propostas de financiamento dos bens que comercializam e ainda cuidar da gestão do processo pela internet.
Na fase de testes o prazo para liberação do recurso caiu de 67 para apenas 14 dias. A meta é cadastrar, até o final de 2015, mais de mil revendas para essas operações.
Com isso, os equipamentos vão estar mais rapidamente disponíveis para utilização dos produtores rurais. Uma máquina já em operação dentro da porteira agrega tecnologia e é determinante para aumentar a produtividade.
– Esse ganho pode significar até uma safra para o produtor, porque uma máquina que chega no momento oportuno ajuda a melhorar a eficiência e ter mais produtividade e ganho – explica Dias.
Por outro lado, a redução dos prazos também beneficia toda a cadeia produtiva automotora. Ao receber o pagamento das vendas, as empresas aumentam a disponibilidade de caixa, diminuem a necessidade de capital de giro e o nível de endividamento.
A antecipação dos recursos para fornecedores do setor automotivo pode alcançar R$ 3,10 bilhões em novos desembolsos. Vão atuar diretamente nesse processo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Sindipeças.
Sem sair de casa
Durante a 38ª Expointer 2015, feira que acontece em Esteio, no Rio Grande do Sul, o Banco do Brasil lançará um aplicativo com a possibilidade de fazer o financiamento através de celular smartphones e verificar online o andamento do pedido.
– O mais importante é ganhar tempo. Para aqueles que fabricam peças, máquinas e equipamentos, mais 50 dias significa poder planejar o seu estoque, as vendas e o fluxo de caixa. Para o produtor rural significa ter o financiamento no momento certo, naquilo que ele mais precisa, e poder planejar melhor a sua atividade – afirma.