São Paulo premia melhores cafés gourmet da safra 2011

Cereja descascado de José Romeu Favaro, de Tejupá, foi o grande vencedorOs melhores cafés da safra 2011 no Estado de São Paulo foram premiados nesta quarta, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Depois de diversas etapas regionais com produtores e cooperativas, foram selecionadas 11 marcas do grão gourmet. O grande campeão foi o café tipo cereja descascado produzido por José Romeu Favaro, da Estância Tijuco Preto, município de Tejupá. O produto alcançou nota 9,86 e foi avaliado como uniforme, elegante, harmonioso e com final agradavél. O cafeicultor

– O café faz amizades, aproxima as pessoas – afirma.

O tipo cereja descascado é o grão colhido seco, sem a casca. Outras duas categorias foram reconhecidas durante a premiação – natural e microlote. Favaro diz revela fazer parte da terceira geração de cafeicultores da família. Ele conta que a propriedade tem 40 hectares da cultura e que a diferença entre o café gourmet para o tradicional começa no cultivo.

O consultor de café Mario Chierighini foi quem arrematou o lote de Favaro, em outubro. O preço de R$ 2,4 mil é oito vezes maior do que a média negociada esta semana na BMF Bovespa.

Os produtos premiados devem chegar às prateleiras das lojas a partir desta quinta, dia 15, em embalagens de 250 gramas. O prêmio que reconhece os melhores cafés de São Paulo é entregue há nove anos.

A cidade de São Paulo concentra 1,3 mil pés de cafés plantados. É o maior cafezal urbano da América Latina e produziu 500 quilos do grão em  2011.