Morre aos 73 anos um dos criadores do Canal Rural, Walmor Bergesch

Jornalista faleceu por volta de 1h desta segunda, dia 29, em Porto Alegre (RS)O jornalista, escritor, radialista e empresário Walmor Bergesch morreu no início da madrugada desta segunda, dia 29, no Hospital Moinhos de Vento, na Capital. Walmor tinha 73 anos e estava internado desde o dia 7 de julho lutando contra um câncer raro nos rins. Ele foi um dos profissionais que atuou na instalação e na inauguração das primeiras emissoras de TV de Porto Alegre (RS). Ele foi também o criador do Canal Rural, da TVCOM e implantou redes regionais de TV em vários Estados brasileiros.

O velório se inicia na manhã desta segunda e ocorrerá no Cemitério Evangélico da Comunidade Evangélica de Porto Alegre a partir das 11h. O enterro ocorrerá às 17h, no cemitério.

Walmor Bergesch nasceu na cidade de Estrela (RS), em 10 de abril de 1938. Em1955, se transferiu para Porto Alegre e começou a trabalhar na Rádio Farroupilha. O jornalista foi um dos 16 profissionais selecionados a pedido de Assis Chateaubriand, diretor dos Diários e Emissoras Associados, para ir ao Rio de Janeiro realizar um curso sobre televisão.

Passou cerca de seis meses na TV Tupi aprendendo sobre a nova mídia, que já operava desde 1950 e 1951 em São Paulo e no Rio. De volta ao Estado, integrou a equipe que instalou e inaugurou a TV Piratini em dezembro de 1959.

Uma de suas façanhas foi conseguir trazer, para um programa de Bibi Ferreira, atores americanos famosos nos anos 1960, como Anthony Perkins e Karl Malden, que tinham ficado retidos no aeroporto Salgado Filho, a caminho de Buenos Aires.

Em 1962, a convite de Maurício Sirotsky, foi chamado para atuar na inauguração da TV Gaúcha como chefe de programação. Se aposentou na RBS em 1998, mas continuou exercendo o cargo de vice-presidente da área de TV por assinatura até o ano 2000.

Walmor, junto com Salimen Júnior, foi quem introduziu a cor na televisão brasileira, em 1972, quando dirigia a TV Difusora de Porto Alegre, atual TV Bandeirantes.