A retirada da oferta da Bunge ainda deixa a australiana Mackay Sugar na corrida pela compra da Tully, uma das últimas usinas de açúcar que ainda pertence a produtores no Estado de Queensland. A oferta da Mackay pela Tully, de 43 dólares por ação, é apoiada pela trader de commodities Louis Dreyfus Commodities. A Mackay detém quase 30% das ações da Tully.
A Tully Sugar opera uma usina e possui ativos no extremo norte de Queensland, tornando-se um alvo atrativo, em meio à consolidação internacional do setor de ingredientes alimentares e do crescente interesse por companhias agrícolas australianas. Em alguns casos, elas ajudam a garantir o abastecimento dos países com alimentos.
O presidente da Bunge Austrália, Chris White, disse que a oferta da companhia pela Tully, de 43 dólares australianos por ação, não alcançará o nível de propriedade necessário para controlar a Tully. Agora, a Bunge vai vender todas as suas ações na Tully para a Cofco.
? Perguntamos aos muitos acionistas da Tully Sugar que nos apoiaram qual seria sua segunda opção de vender a Tully Sugar se a Bunge não conseguisse. Uma clara maioria respondeu que seria a Cofco. Portanto, essa é a rota que estamos seguindo ? explicou White, em comunicado.
Apesar da retirada da oferta, a Bunge continua comprometida com ideias estratégicas que a levaram a se interessar pela Tully Sugar. White afirmou que a Bunge ficaria feliz em colaborar no futuro em áreas como marketing ou pesquisa. A Mackay não foi encontrada para comentar a retirada da oferta da Bunge.