Agropecuária deve continuar crescendo nos próximos meses, diz Mantega

De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE, setor colaborou para o crescimento da economia brasileiraO ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerou excelente o desempenho do agronegócio no primeiro trimestre desse ano e se disse otimista em relação ao setor nos próximos meses. Em entrevista coletiva, ele detalhou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de janeiro a março, nessa sexta, dia 3, em São Paulo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 1,3% em comparação com o quarto trimestre de 2010, com contribuição da agropecuá

Mantega avaliou que a economia está se acomodando às medidas do governo, como o aperto no crédito para o consumo. O ministro admitiu que a economia deve crescer menos que isso nos próximos meses, mas ressaltou que isso não significa algo negativo.

? A economia brasileira mantém a vitalidade que adquiriu nos últimos anos e ela se diferencia do comportamento da economia mundial. Estamos caminhando para um crescimento mais moderado, que é sustentável no Brasil. Foi bom no primeiro trimestre e no segundo será um pouco mais desacelerado e a inflação já dá sinais de queda ? afirma o ministro.

A riqueza gerada pela agropecuária cresceu 3,3% na comparação entre os primeiros três meses deste ano e os quatro últimos de 2010. Foi o melhor desempenho nesta comparação. Em relação ao primeiro trimestre de 2010, o aumento foi de 3,1%, atrás dos serviços e da indústria. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço foi de 5,8%, atrás apenas do setor industrial.
 
De acordo com os dados do IBGE, dois fatores podem explicar o crescimento da agropecuária no primeiro trimestre, o aumento da produtividade na lavoura e o desempenho de produtos como soja, milho, arroz e algodão. O ministro da Fazenda acredita que, mesmo com a economia crescendo de forma mais moderada, o setor deve continuar tendo resultados positivos nos próximos meses.

? A agropecuária teve um excelente desempenho no primeiro trimestre e eu acredito que esse desempenho continuará nos próximos trimestres ? afirma Mantega.

O ministro disse ainda que as commodities têm sido essenciais para o bom desempenho do comércio exterior. E estimou um saldo positivo de US$ 25 bilhões para a balança comercial em 2011. Sobre o dólar baixo, que preocupa os exportadores, afirmou apenas que o governo está vigilante.

? Aquele exagero de capital que nós tivemos no início do ano não está se repetindo. Está havendo um saldo financeiro positivo, porém não na escala do início do ano. Nós estamos observando. Se houver exagero, nós tomaremos medidas para impedir que haja ingresso excessivo de recursos ? explica o ministro.