O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, divulgou neste domingo, dia 20, uma mensagem em seu perfil no Facebook comemorando a certificação do Brasil pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa com vacinação. O ministro participou neste domingo em oem Paris, na França, de uma sessão da entidade. A certificação será concedida ao Brasil na próxima quinta-feira, dia 24.
Na postagem, Maggi afirma que a certificação representa o reconhecimento da vitória de uma longa e dura trajetória de muita dedicação de pecuaristas e do setor veterinário oficial brasileiro. “É motivo de orgulho de todos que lutaram e lutam pelo Brasil. Não há como descrever a felicidade em fazer parte desse capítulo da história do nosso país, como ministro da Agricultura!”, escreveu.
Em seu discurso na OIE, o ministro afirmou que o Brasil iniciou o combate organizado à febre aftosa ainda na década de 1960, por meio de campanhas de vacinação em algumas regiões. “Naquela época, a doença se manifestava de forma endêmica com milhares de focos por ano. Era um verdadeiro caos sanitário”, disse. Mais tarde, afirmou, as estratégias de combate à doença foram alteradas, mudando-se do controle para erradicação da doença em todo o país, com a reformulação do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA).
Maggi também destacou que, no ano passado, a pecuária brasileira representou um Valor Bruto da Produção (VBP) de R$ 175,7 bilhões. “No mesmo período, apenas o complexo carnes teve um crescimento nas exportações da ordem de 8,9%, atingindo um volume de US$ 15,5 bilhões. E ainda temos potencial para crescermos muito mais no mercado internacional, pois exportamos somente uma pequena parte da nossa produção de bovinos e suínos”, completou.