Um projeto nasce para tratar da essência entre gente e cavalos: um livro que trata da paixão. Com fotografias de Leonardo Costa e textos de Renato Dalto, o livro “Paixão Crioula” começa a ganhar forma. Aprovado na Lei Rouanet, com possibilidade de captar recursos incentivados, o livro vai mapear o universo íntimo, único e fundamental que une pessoas e cavalos. Laços de afetividade, imagens plásticas e belas que retratem isso, textos que ressaltem a poesia e a força que há nessa relação. O livro tem o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e deve ser lançado na Expointer de 2016.
O livro vai à nascente de tudo: o sentimento mágico e apaixonado que une desde sempre gente e cavalos. Vai contar essas histórias com o que elas têm de essencial, algo que vai muito além das normas convencionais da criação de cavalo. A paixão é o que move tudo isso. E, como toda a paixão, move revoluções silenciosas de comportamento, transformação, arrebatamento e visão de mundo.
A estrada a ser percorrida pelo fotógrafo e escritor é a da busca dessas nuances do mundo de cavalos e gente. Relações que retratem, cada uma a seu modo, sinais emblemáticos dessa paixão. Novas nuances embaladas também pela sensibilidade feminina, pelo fulgor dos jovens criadores, pelo alicerce da sabedoria e paciência dos pioneiros, pela força empreendedora de quem foi aderindo, no caminho, esse arrebatamento único do cavalo crioulo.
Começam a surgir parceiros, começam a tomar forma as forças do projeto. São possíveis várias formas de apoio. Desde já, os autores ressaltam também que não é apenas um projeto pessoal. É um projeto de todos os que sabem o que significa esta paixão única, grandiosa e fundamental: A Paixão Crioula.
Na página Raça Crioula, no Facebook, você encontra mais informações sobre o livro e pode entrar em contato com Leonardo Costa, um dos idealizadores do projeto.