GUZERÁ
Raça guzerá é destaque em produtividade e qualidade da carne
Nos últimos anos, a guzerá foi a raça que mais cresceu em número de associados da ABCZ e foi o animal que mais evoluiu, principalmente na comercialização de touros a campo. Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), Adriano Valera Galvão, a raça vem se sobressaindo cada vez mais na produção de carne.
Assista:
HEREFORD E BRAFORD
Raças hereford e braford são referência em qualidade da carne e ganho de peso
Para Gedeão Avancini Pereira, coordenador técnico da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), o braford veio pra possibilitar a melhor adaptação da espécie hereford (que apresenta alto nível de produtividade) no clima tropical brasileiro. A precocidade do acabamento de carcaça e qualidade da carne é o carro chefe da raça.
Assista:
SENEPOL
Adaptação, rusticidade e monta natural são destaques da raça senepol
A raça apresenta alta capacidade de adaptação, rusticidade, docilidade na hora de manejar, alta libido (o que favorece a monta natural) e uma carne de altíssima qualidade. Essas são as características mais citadas por criadores que passaram a fazer seleção e optaram pelo taurino.
Assista:
BRAHMAN
Brahman é destaque em cruzamento industrial e qualidade da carne
Um dos principais pontos do brahman é a sua aptidão para o cruzamento industrial. Além de touro possuir uma grande capacidade de cobertura a campo. Quando cruzado com a vaca nelore, gera um desempenho muito interessante.
Assista:
SIMENTAL
Alta produtividade, adaptação e qualidade de carne são atrativos da raça simental
Assista:
LIMOUSIN
Precocidade de terminação e velocidade no ganho de peso são diferenciais da francesa limousin
165 anos. É aproximadamente há esse tempo que a francesa limousin está no Brasil. O primeiro boi da raça no país teria vindo direto da França, como um presente de Dom Pedro para um amigo. E todo esse tempo de vida por aqui foi um dos principais responsáveis pelo resultado impressionante que essa raça vem demonstrando.
Assista:
BLONEL
Com peso acima da média, bezzeros da raça Blonel são destaque em qualidade de carne
Com berço na exigente tradição gourmet francesa, a raça sintética blonel foi desenvolvida no município de Pedreira, no interior paulista, há exatos 22 anos. A intenção de Eduardo Rocha Leão ao fundar a linhagem era abastecer o mercado de carnes para o dia a dia. Segundo ele, 85% do consumo nacional é voltado para cortes sem excesso de gordura e mais macios, que e justamente a característica dessa raça.
Assista:
ANGUS
Casamento das raças angus e nelore é o futuro da pecuária brasileira
O crescimento da raça angus vem sendo vertiginoso no Brasil. Em 2014, a raça bateu recorde na venda sêmen, segundo a Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia). Os Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, na região Centro-Oeste, são os maiores produtores de meio sangue do país, representam 43% da produção de mestiços angus em território nacional.
Assista:
BONSMARA
Raça bonsmara é destaque em qualidade de carne e se firma no mercado gourmet
No final de todo o trabalho árduo do criador, o que realmente importa é entregar uma carne de qualidade. Afinal, é isso que vai trazer satisfação para todas as pontas da cadeia produtiva, do pecuarista até o consumidor. Pensando nisso, muitos açougues premium na cidade de São Paulo e em todo o Brasil se preocupam em comprar carne de raças específicas para entregar ao comprador final uma mercadoria de excelência. E uma das raças mais vendidas nesses lugares é a bonsmara.
Assista:
NELORE E NELORE MOCHO
Nelore, a raça mãe do Brasil, é a alavanca comercial da pecuária nacional
A chegada do nelore no Brasil iniciou no século 19, quando há registro de boiadas vindas da Índia. Hoje, não dá para imaginar o Brasil Central sem esse animal. No quadro Raças Bovinas, do Giro do Boi, veja a edição sobre a “raça mãe do Brasil”, que tanto contribuiu para a evolução comercial e afetiva da sociedade com o gado. O apresentador Mauro Ortega recebe o gerente-executivo da Associação dos Criadores de Nelore (ACNB), André Locatelli, que fala sobre a adaptação do nelore ao clima tropical, sobre rusticidade e genética.
Carlos e Ricardo Viacava falam sobre o nelore mocho:
CHAROLÊS E CANCHIM
Raças charolês e canchim são destaque na produção de carne no país
O quadro Raças Bovinas, do programa Giro do Boi, desta terça, dia 26, mostra a habilidade das raças charolês e canchim – uma raça sintética, fruto do cruzamento entre o próprio charolês (5/8) com o nelore (3/8). O cruzamento dessas raças originou um forte e precoce, conhecido por ser um grande produtor de carne no país.
Assista:
DEVON
Alta conversão alimentar e qualidade da carne devon chamam atenção na Expointer 2014
Rusticidade, docilidade, precocidade sexual e de acabamento de carcaça, fertilidade e grande capacidade de converter um pasto “pobre” em um produto diferenciado e lucrativo são algumas das qualidades da raça devon.
Assista:
SINDI
Adaptabilidade e alta conversão alimentar da raça sinsi atraem pecuaristas
Quando se fala em pecuária, o manejo correto do gado é indispensável. Porém, para se ter um resultado lucrativo, é essencial que a raça criada consiga se adaptar às adversidades do clima, do terreno e, principalmente, ser dócil. Felizmente, os pecuaristas que lidam com o Sindi não têm problemas com isso.
Assista:
CARACU
Raça Caracu alcança resultados positivos há mais de 400 anos no Brasil
Cruzado com taurinos ou zebuínos, o gado apresenta precocidade sexual e de acabamento, alta conversão alimentar e produz carne de alta qualidade. E graças a essas características, essa linhagem centenária continua sendo amplamente criada nos quatro cantos do país.
Assista:
SANTA GERTRUDIS
Produção de carne de alta qualidade destaca bovinos da raça santa gertrudis
Além de se destacar pelas características de rusticidade, precocidade sexual e de acabamento, crescimento e habilidade maternal, a produção de carne do santa gertrudis é de alta qualidade e atrai criadores e consumidores em todo o país. Atualmente, mais de 50 países possuem a raça. África do Sul e Austrália são seus maiores produtores.
Assista: