Parceria entre Embrapa e Cedisa amplia técnicas de diagnóstico

Objetivo é manter um relacionamento estreito de transferência de tecnologia para beneficiar as cadeias produtivas de suínos e avesA Empresa Brasileira de pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves e o Centro de Diagnóstico de Sanidade Animal (Cedisa) mantém um relacionamento estreito de transferência de tecnologia para beneficiar as cadeias produtivas de suínos e aves. Parte dos resultados das pesquisas em sanidade desenvolvidas pela Embrapa alimenta as melhorias nos testes oferecidos ao mercado pelo Cedisa.

? É uma forma eficaz e rápida de fazer com que os avanços da pesquisa beneficiem o meio produtivo ? afirmou o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Gilberto Schmidt.

O Cedisa é um centro de diagnóstico dirigido por uma Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP) que funciona dentro da área física da Embrapa Suínos e Aves. Por meio de um contrato, as duas instituições mantêm uma relação estreita e que dá uma resposta importante à suinocultura e avicultura brasileiras, que necessita de laboratórios de referência para garantir a monitoria sanitária dos rebanhos. Também faz parte do arranjo do Cedisa a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Nos últimos anos, a parceria entre Embrapa Suínos e Aves e Cedisa permitiu o repasse ao laboratório de cinco técnicas de diagnóstico: ELISA Micoplasma hyopneumoniae; Imunoistoquímica para Circovírus, M. hyo, Lawsonia e Brachyspira; Morfologia espermática de sêmen; Motilidade espermática; e Sorotipificação de Actinobacillus pleuropneumoniae (App). De acordo com a gerente Técnica e Administrativa do Cedisa, Lauren Ventura, essas técnicas ampliaram a portfólio do laboratório e dizem respeito a demandas que o setor produtivo apresenta em termos de diagnóstico.