O valor de referência do litro do leite pago ao produtor no Rio Grande do Sul voltou a subir em abril, mês de entressafra. Segundo o Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite-RS), o valor projetado para o leite padrão em abril deve fechar o mês em R$ 1,0579, ou 2,2% acima do preço de março, que fechou a R$ 1,0351. “Nos últimos três meses (fevereiro-abril), o Conseleite indica alta acumulada de 9,58%”, informa o conselho, em nota.
O professor Eduardo Finamore, da Universidade de Passo Fundo (UPF), explicou que a trajetória de alta do leite justifica-se pelo aumento de praticamente todos os produtos do mix, com exceção do requeijão (-1,13%). O leite UHT teve elevação de 2,84% e o leite condensado, de 10,37%. “Contudo, apesar do reajuste verificado, o leite no Rio Grande do Sul este ano ainda está abaixo dos valores de 2016 e 2017”, diz o professor.
Já o presidente do Sindilat e vice-presidente do Conseleite, Alexandre Guerra, pontuou que, comparando os primeiros meses de 2018 com igual período de 2017, a produção vem em expansão e o efeito da entressafra está menor este ano, com baixa de 15% da captação em relação à média do estado, que é de 12,6 milhões de litros por dia. “O primeiro trimestre indica crescimento de captação em relação ao mesmo período de 2017”, complementa.