Paraná: 400 propriedades rurais terão acesso à internet

Projeto é parceria entre cooperativa e governo estadual; iniciativas de empresas também estão ajudando entidades a vencer desafios da era digital

Fonte: Embrapa/divulgação

No Paraná, a parceria entre uma cooperativa e o governo do estado vai levar internet para 400 propriedades rurais a partir do mês que vem. Iniciativas de empresas também estão ajudando entidades a vencer os desafios da era digital e a levar novas tecnologias aos produtores rurais.
 
O vice-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Gaspar João de Geus, afirma que o projeto começa em junho e será lançado em uma feira de agricultura digital. Segundo ele, nessa primeira fase, serão atingidos entre 1.500 e 1.600 pessoas. A ação começa no município de Carambeí e vai se estender por outras cidades onde a Frísia tem filiais.
 
Um grupo de dirigentes de entidades participou de um evento realizado em Campinas (SP). Acompanhar a velocidade das novas tecnologias é uma das preocupações das cooperativas. “As ferramentas existem, as tecnologias existem, o que nós precisamos fazer é uma revolução mental no produtor porque a velocidade da mudança é muito grande”, diz o presidente da Cotrijal, Nei Mânica.
 
A UPL, multinacional de agroquímicos que promoveu a discussão sobre tecnologia, fez o lançamento de um programa de treinamentos para funcionários e gestores de 35 cooperativas. Devem participar das ações mais de 500 profissionais – em sua maioria, balconistas e vendedores. , “Nós mapeamos que, em boa parte das cooperativas, de 33% a 35% das decisões dos produtores são tomadas discutidas com os balconistas”, afirma o presidente do Conselho de Cooperativas da UPL, João Paulo Zampieri.
 
De acordo com o CEO da UPL Brasil, Rogério Castro, o programa também será estendido aos comunicadores das cooperativas, assim como à área técnica, comercial e de gestão.