OLX adapta aplicativo para atender à demanda do agronegócio

No ano passado, empresa identificou que palavra ‘trator’ estava entre as mais buscadas por usuários; atualmente plataforma vende média de 17 máquinas agrícolas por dia

Fonte: Embrapa/divulgação

A plataforma de vendas online OLX adaptou seu aplicativo no fim do ano passado para atender clientes do agronegócio, depois de identificar a grande participação de produtores rurais entre os clientes que utilizam a plataforma, disse o diretor de Estratégia da empresa, Bruno Valle. “No ano passado observamos um movimento interessante: a palavra ‘trator’ estava entre as 40 mais buscadas na plataforma. A partir daí, investimos e adaptamos a plataforma para nos comunicarmos melhor com o agro”, disse o executivo. Ele não informou o valor do aporte realizado.

Em palestra nesta terça-feira, dia 5, na AgroTechConference, evento sobre tecnologias digitais para o agronegócio, realizado em São Paulo, Valle disse que uma das mudanças implementadas no aplicativo foi a criação de uma categoria de busca específica para o agronegócio e a indústria. Nela, produtores podem buscar máquinas agrícolas, de construção, além de peças, e filtrar a procura por marca, estado, cidade, tipo de comprador (comercial ou pessoa física), preço, entre outras opções. 

Tratores

As alterações vêm trazendo resultados e o número de acessos diários de produtores rurais em busca de máquinas, principalmente tratores, cresce semanalmente, segundo Valle. Atualmente, são cerca de 300 mil acessos por dia e uma média de vendas diárias de 17 tratores.

“Esse número de acessos é expressivo, mas ainda há muito espaço para crescer”, avalia o diretor da OLX. “O comércio online de carros já é algo tradicional no Brasil, mas a negociação de tratores é um hábito que está sendo construído”, disse. 

Apenas no primeiro trimestre de 2018, as vendas de maquinário agrícola da OLX aumentaram 83% em relação ao último trimestre de 2017, segundo dados da empresa. A maior demanda veio de clientes de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, nesta ordem. 

Valle considera também a possibilidade de expandir a oferta de serviços para a compra e venda online de outros produtos de interesse do agronegócio, mas enfatiza que, no momento, o foco da companhia é maquinário.