A União Europeia vai começar a impor tarifas a 2,8 bilhões de euros (US$ 3,2 bilhões) a produtos importados dos EUA a partir de sexta, dia 22, segundo anúncio da Comissão Europeia, braço executivo da UE.
As chamadas “medidas de reequilíbrio” são em resposta à decisão dos Estados Unidos de adotar tarifas sobre importações de alumínio e de aço da UE, de 25% e 10%, respectivamente, desde o último dia 1º.
Produtos agrícolas e outros bens dos EUA serão afetados pela tarifação. “As regras do comércio internacional, que elaboramos ao longo de anos lado a lado com parceiros americanos, não podem ser violadas sem reação de nossa parte. Nossa resposta é comedida, proporcional e totalmente em linha com as regras da OMC”, disse em comunicado Cecilia Malmström, comissária de comércio da UE.
A UE poderá impor tarifas a mais US$ 3,6 bilhões em mercadorias dos Estados Unidos “num estágio mais adiante – em três anos ou depois de uma (eventual) avaliação favorável da disputa pela Organização Mundial do Comércio (OMC) se essa ocorrer antes”.
O presidente dos EUA, Donald Trump, alega que as tarifas têm o objetivo de proteger a indústria siderúrgica americana.