A diferença entre os valores solicitados por vendedores e ofertados por comprados tem limitado o ritmo de negócios no mercado de algodão, segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com isso, as cotações têm oscilado pouco, diariamente.
Entre 12 e 19 de junho, o indicador da cultura, com pagamento em oito dias, permaneceu praticamente estável, com baixa 0,1%, fechando a R$ 3,7808 por libra-peso. Na parcial de junho, até o dia 19, o cenário é de pequena alta de 0,85%
Ainda que a colheita tenha se iniciado em São Paulo e na Bahia, a disponibilidade de pluma ainda é baixa no país. Segundo pesquisadores da instituição, compradores estão cautelosos, adquirindo pequenos volumes apenas para atender a necessidades imediatas. No caso da indústria, para repor estoques; já os comerciantes precisam cumprir contratos.
Cotonicultores, por sua vez, estão com as atenções voltadas às lavouras da safra 2017/2018 de algodão, com boas expectativas quanto ao volume de colheita nesta temporada.