Atualmente, os serviços de Ates são prestados por 70 entidades, que reúnem cerca de três mil técnicos. O Ates garante mesa farta para as famílias assentadas e números expressivos na produção dos assentamentos. A entrada em vigor da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em 2010, permitiu o lançamento de 17 chamadas públicas para a seleção e contratação de entidades prestadoras de serviço de assistência técnica visando atender 165.647 famílias em 13 Estados.
A lei beneficia, além de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos indígenas, remanescentes de quilombos e comunidades tradicionais como extrativistas, aquicultores, silvicultores e pescadores.
Em dezembro, foram assinados contratos para atender 8.697 famílias no Acre e em Minas Gerais. Até março, a estimativa é concluir o processo de seleção de entidades para o atendimento aos demais assentados.
Os trabalhos do Incra fazem parte do plano de universalização do acesso aos serviços de assistência técnica para os assentados da reforma agrária.