Para o ministro, o Brasil não pode esperar mais e precisa de soluções rápidas para tornar viável esse tipo transporte.
Stephanes destacou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem uma equipe de inteligência que, há anos, vem estudando o impacto dos transportes na renda e no custo da produção agrícola. Disse também que, pessoalmente, defende esses estudos diante da necessidade desse importante meio de transporte.
Para o ministro da Agricultura, é incompreensível que um país que caminha para ser líder mundial em produção e é autossuficiente em praticamente todas as culturas agrícolas, além de possuir um terço do mercado mundial, não tem apoio para desenvolver a infraestrutura e a logística.
? As hidrovias são fundamentais para a economia do país, como a Teles
Pires-Tapajós, que liga Mato Grosso à Região Norte. Agora, estamos quase inviabilizando a mais densa região produtora do Brasil, o centro-oeste e o norte do Estado de Mato Grosso, por questões de infraestrutura e transporte ? disse Stephanes.
Ainda segundo Stephanes, com a ativação dessa hidrovia, seria possível, por exemplo, o escoamento da safra de soja por um quinto do custo de produção.
Com apoio do Ministério da Agricultura, o fórum segue durante todo o dia no Auditório Nereu Ramos, no Anexo 2 da Câmara dos Deputados.