Em razão de uma ação civil pública que corre na 2ª Vara Cível de Londrina as provas de Laço, que seriam disputadas durante o 41º Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha, estão suspensas até pelo menos o próximo domingo, dia 15 de julho, afirma a Associação Brasileira de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). A entidade também reitera que um recurso já foi enviado ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e que aguarda novos desdobramentos sobre o caso.
O evento tem início neste sábado, dia 14 e segue até o dia 22 de julho, em Londrina, no Parque de Exposições Governador Ney Braga. Ao todo quase 2 mil cavalos foram inscritos para as competições de laço, tambor, maneabilidade, seis balizas entre outras.
Veja abaixo a nota na íntegra:
Entenda o caso
O juiz Luiz Gonzaga Tucunduva de Moura, da 2ª Vara Civil de Londrina, concedeu liminar, no dia 13 de julho, proibindo as provas de laço do 41º Campeonato Nacional de Quarto de Milha de Trabalho e Conformação, promovido pela ABQM, em Londrina. O magistrado fixou multa de R$ 100 mil por prova em caso de descumprimento da decisão.
A ação civil pública foi impetrada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, de São Paulo. Em seu despacho, o juiz coloca que a Constituição Federal proíbe as práticas que submetam os animais a ações que firam suas integridades.