Na plateia, estavam ministros, ex-ministros, políticos e sindicalistas. Em um discurso ora improvisado ora lido, o presidente afirmou que o momento era de prestar contas à sociedade.
? Esta prestação de contas é menos para engrandecer o que nós fizemos e mais para dar uma fotografia à sociedade brasileira para que ela, vendo o que foi feito, ela perceba também o que não foi feito e o que precisa ser feito ? disse Lula.
As ações, publicadas em um livro, foram registradas em cartório. As exportações do agronegócio, que tiveram salto de 194% no valor, contribuíram para o equilíbrio das contas externas do país.
Na comercialização, destaque para o retorno da formação de estoques públicos para regulação do mercado e a fixação do preço mínimo dos produtos. Entre os programas mais importantes, estão o de aquisição de alimentos, que comprou mais de três milhões de toneladas, e o da merenda escolar, que passou a usar pelo menos 30% dos produtos vindos da pequena agricultura.
? Fortalecemos a agricultura familiar e os moradores mais pobres do meio rural. Hoje eles contam com crédito, garantia de compra de sua produção, luz elétrica e programas como o Territórios da Cidadania. E teremos a maior safra de grãos da história em 2010 ? comemorou.
À tarde o encontro foi com os movimentos sociais. O presidente Lula agradeceu o apoio deles nos oito anos de governo.