No terceiro trimestre, a Heringer registrou lucro líquido de R$ 29,7 milhões, muito superior ao resultado obtido no mesmo período de 2008, que foi negativo de R$ 72,2 milhões.
O Ebitda foi de R$ 53,8 milhões no terceiro trimestre de 2009, representando uma margem de 5,4%, muito superior ao Ebitda do primeiro semestre de 2009, que foi negativo de R$ 4,6 milhões. Assim, o Ebitda acumulado nos nove meses de 2009 foi de R$ 49,2 milhões.
O volume de vendas da Heringer no terceiro trimestre de 2009 foi de 1,2 milhão de toneladas, contra 913,3 mil toneladas no mesmo período do ano passado, representando um crescimento de 35,8%. Nos nove primeiros meses do ano, o total chega a 2,5 milhões de toneladas ? um aumento de 5,2% na comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2008.
O crescimento das vendas da Heringer ficou acima da evolução do mercado como um todo. No terceiro trimestre, o mercado brasileiro de fertilizantes cresceu 16%. Nos nove meses do ano, todavia, as entregas no setor de fertilizantes registraram queda de 11,3%.
? Mais uma vez, mantivemos as vendas bem diversificadas por cultura em todas as regiões do país em que atuamos. A queda dos preços dos fertilizantes em 2009, aliado ao expressivo aumento na base de clientes, contribuíram para o nosso crescimento das vendas ? firma Wilson Mardonado, diretor de Controladoria e de Relações com Investidores da Heringer.
No acumulado do ano, a Heringer registra crescimento expressivo nas vendas de fertilizantes para o plantio de soja (14,6%) e café (43,3%). Para Mardonado, a diversificação de produtos, voltados para diferentes culturas, foco no varejo e mais de 80% das vendas diretamente ao consumidor final, são alguns dos pilares da base de crescimento da empresa.
? Nossa estratégia de atender diversas culturas ajuda a otimizar os resultados quando há crescimento e minimiza as perdas em culturas ou regiões que enfrentam problemas pontuais ? diz o diretor da Heringer.
A linha de Produtos Especiais da Heringer passou de 23% de participação nas vendas totais no terceiro trimestre de 2008 para 29% no mesmo período de 2009. Cerca de 45% do total de clientes da companhia no terceiro trimestre (9 mil) compraram esse tipo de produto.
Em termos de volume de vendas, os números do segmento de Produtos Especiais indicam a comercialização de 364 mil toneladas de julho a setembro deste ano, contra 214 mil toneladas no terceiro trimestre de 2008, um aumento de 70,1%.