Brasil Foods mira o mercado externo

Grupo resultante da união entre Sadia e Perdigão planeja compra de estrangeirasAo mesmo tempo em que prepara para 2010 a entrada em operação de novas unidades e linhas de produção nas cidades de Três de Maio e Lajeado, no Rio Grande do Sul, a gigante do setor de alimentos Brasil Foods ? empresa criada a partir da fusão entre Perdigão e Sadia ? traça planos para priorizar a ampliação de suas operações fora do Brasil.

Com isso, os investimentos de R$ 60 milhões na ampliação da planta de processamento de aves e suínos em Lajeado e de R$ 65 milhões em uma nova unidade de produção de leite em pó em Três Passos devem encerrar o ciclo de investimentos de curto prazo no Estado gaúcho.

Os principais planos de crescimento da companhia não estão em território brasileiro: a ordem é prospectar operações, principalmente a partir da compra de empresas e marcas estrangeiras, segundo José Antonio Fay, diretor-presidente da companhia.

Fay não detalha quais regiões estão na mira da companhia, maior empresa de alimentos industrializados do país, mas admite que a Ásia deve concentrar os esforços, sem descartar África, Europa e América Latina.

? A fusão apressa nosso processo de internacionalização ? afirma.

Novos planos no país vão depender de análise da ociosidade nas plantas da Sadia, dados ainda não disponíveis, já que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica ainda não aprovou integralmente a fusão.