A parceria foi definida nesta segunda, dia 23, durante reunião do ministro Guilherme Cassel com presidente da Fiergs, Paulo Fernandes Tigre, na sede da entidade, em Porto Alegre (RS).
? Vamos unir os interesses da indústria e da agricultura familiar ? explica o presidente da Fiergs.
Paulo Tigre cita como exemplo o projeto que combina produção de alimentos e de biocombustíveis que está sendo implantado no Noroeste do Estado.
? Hoje, o Rio Grande do Sul importa todo o etanol que consome ? lembrou Tigre.
Guilherme Cassel ressalta que o Censo Agropecuário, divulgado em setembro pelo IBGE, reforçou a percepção do potencial da agricultura familiar gaúcha junto à Fiergs. O ministro lembra que ele está associado a fatores como a capacidade do segmento de apropriação de políticas públicas de crédito, seguro, comercialização e assistência técnica.
Um exemplo é o do Programa Mais Alimentos, criado pelo MDA em 2008 para estimular a modernização da infraestrutura produtiva das unidades familiares. No Plano Safra da Agricultura Familiar 2008/2009, os agricultores gaúchos foram responsáveis pela compra de mais de cinco mil tratores de até 78 CV (objeto do Programa), o que corresponde a mais de 30% do total comercializado por meio do Mais Alimentos em todo o país.