Durante toda a manhã, coordenadores de mais de 40 entidades ligadas ao campo apresentaram a um grupo de ministros a pauta de reivindicações do setor. Entre os pedidos, está o aumento das desapropriações de terras para fins de reforma agrária.
? Nós estamos fazendo também uma proposição de que possam ser atualizados mais rapidamente os índices de produtividade, e que a gente possa fazer com que vários projetos, vários programas de governo possam ser acelerados no sentido de cada dia fortalecer mais e mais as políticas para a reforma agrária e agricultura familiar ? disse o diretor da Contag, Willian Clementino.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) disse que vai analisar o documento e adiantou que a intenção é consolidar as políticas públicas dessa área.
? Dar continuidade dessas políticas porque, ao longo dos anos, houve avanços não só em recursos, mas também concretizações, como garantir que a população agrária e a população do meio rural consigam manter esses benefícios ao longo do tempo. A partir disso, nós estamos olhando esta pauta e ver como nós podemos dar melhorias de condições para o homem do campo e como consolidar esses avanços ? disse o secretário-executivo do MDA, Daniel Maia.