Café

Cotação internacional faz preços do café recuarem no Brasil

Produtores de conilon aguardam condições melhores para negociar enquanto os de arábica precisaram vender por necessidade de caixa

Foto: Sebastião Afonso da Silva/ Arquivo pessoal

Os preços dos cafés arábica e conilon caíram nos últimos dias, pressionados pelas baixas internacionais e pela recente desvalorização do dólar, demonstram números do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). De acordo com pesquisadores da instituição, ainda que a colheita tenha sido prejudicada pelas chuvas, maiores volumes têm chegado ao mercado, reforçando essa tendência de queda.

O indicador Cepea/Esalq apresenta recuo de 1,7% para o arábica e 0,6% para o conilon. Na terça, dia 7, as sacas de 60 quilos ficaram cotadas a R$ 422,75 e R$ 317,36, respectivamente.

Quanto às negociações, com as recentes desvalorizações, o mercado tem se mantido calmo, especialmente para o conilon. Segundo pesquisadores, grande parte dos produtores dessa variedade fechou um bom volume de negócios nos últimos meses e deve aguardar preços mais elevados para voltar a negociar no físico.

Para o arábica, alguns negócios foram fechados nos últimos dias, devido à necessidade de caixa de alguns produtores; porém, a expectativa também é de que sigam mais calmos nas próximas semanas, com produtores da variedade concentrados nas entregas de negócios futuros.