Na programação do curso está prevista a realização de palestras, oficinas, visitas técnicas a aterros e estações de tratamento de esgotos. Serão abordadas, durante as atividades, questões específicas de cada Estado (legislação, tipificação, características ambientais e geográficas, etc). Ao final, os alunos apresentarão relatórios, trabalhos de grupo, workshops, provas e outras atividades definidas por cada estado como trabalhos de conclusão.
A primeira etapa do curso teve início em agosto último no modelo a distância, quando os participantes foram capacitados em licenciamento no seu aspecto geral: legislação, tipos de licenciamento, obrigações do licenciador e do empreendedor, entre outros assuntos, fizeram parte dos temas discutidos entre as turmas.
No segundo módulo, na modalidade semipresencial, foram estudados aspectos específicos do licenciamento de Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) e Aterros Sanitários. Nessa fase o tema foi aprofundado e apresentou maior detalhamento técnico. Isso exigiu mais esforço dos alunos. Devido à relevância do tema, a equipe de Coordenação do Curso LiA 2009 aplicou critérios mais rígidos para a aprovação dos alunos.
Após encerrados os três módulos do Curso LiA 2009, os alunos terão cumprido uma carga horária total de 170 horas. A maior parte do Curso se deu por meio de um modelo contemporâneo de ensino: a Educação a Distância – EaD, o qual tem possibilitado ao MMA abranger números expressivos de participantes, em diferentes localidades e com baixos custos.