A avaliação é do estudo de prospecção da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), para a temporada 2009/10, elaborado pelo analista da autarquia, Thomé Luiz Freire Guth.
De acordo com o estudo, se esta situação se configurar, poderá aumentar a rentabilidade da cultura. Entretanto, deve se prestar atenção no comportamento da safrinha, que pelo volume produzido, já se considera uma segunda safra, tendo influência, inclusive, no mercado internacional.
O estudo mostra que nesta conjuntura, é necessário, também, que o setor produtivo do milho no Brasil esteja atento a explorar nichos de mercado, como a comercialização de milho não transgênico a mercados internacionais que buscam esta oportunidade, como União Europeia e Japão.
Além disso, destaca o estudo, cada vez mais o Brasil necessita de forma urgente e bem planejada aprimorar seu setor de logística para exportação, no intuito de se tornar mais competitivo no mercado internacional e passar de acompanhador para definidor de preços de mercado de milho.