A prefeitura de Ubatuba (SP) recebeu o primeiro prêmio do evento, tendo o seu programa “Lixo Seletivo de Ubatuba” reconhecido como a melhor experiência na Gestão de Resíduos. Já na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão da Água o vencedor foi a prefeitura de Rio Branco (AC), pelo projeto “Concurso de redação para o uso racional da água”.
A Caixa Econômica Federal foi o grande destaque do 1º Prêmio Melhores Práticas da A3P, vencendo dois troféus. Primeiro na categoria Uso Racional dos Recursos Naturais: Melhor Gestão de Energia, com o projeto “Etiquetagem de prédios públicos”, e depois na categoria Inovação na Gestão Pública com a “Agenda da Caixa para a Sustentabilidade”.
Para o ministro Carlos Minc, a palavra-chave para o Prêmio Melhores Práticas da A3P é dar o exemplo. Ele saudou aqueles que fazem as boas práticas e destacou ainda as ações inovadores, que podem ser ampliadas tanto para empresas públicas quanto privadas. A Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental pretende fazer uma publicação para divulgar as melhores práticas e incentivar a troca de bons exemplos.
Ele também lembrou que no ano passado assinou o pacto da Madeira Legal com a Caixa e ressaltou que Brasil tem de avançar cada vez mais nas alternativas verdes.
? Mudança do padrão de consumo se faz de várias formas ? salientou.
A secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, explicou que o prêmio é uma forma de conhecer as experiências bem sucedidas na área e de valorizá-las.
? A A3P é muito importante no MMA, pois não podemos cobrar desempenho ambiental das organizações se não orientamos e darmos o exemplo de sustentabilidade ? afirma.
Para criar o Troféu A3P, o designer e arquiteto Gilberto Genesini utilizou os princípios da A3P de reciclar e reutilizar na hora de compor a peça. O troféu foi feito de alumínio reciclado e madeira plástica.