Indústria registra alta no faturamento pelo terceiro mês consecutivo

Crescimento foi de 1,8% em outubro, mas na comparação com outubro de 2008, houve queda de 3,8%A indústria brasileira registra pelo terceiro mês consecutivo alta no faturamento. Os dados foram divulgados nesta segunda, dia 7, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. O faturamento da indústria cresceu 1,8% em outubro, em relação a setembro. Mas na comparação com outubro do ano passado, houve queda de 3,8%.

Mesmo com a alta de 0,6%, houve recuo nos empregos se comparado com o mesmo mês de 2008. A indústria de alimentos e bebidas foi a única com resultado positivo: 2,8% de aumento.

Já as horas trabalhadas tiveram um aumento de 1,4%, o melhor resultado do ano. Mas ainda ficou abaixo do nível registrado no ano passado. Para a CNI, os números mostram uma trajetória de recuperação na economia, que deve atingir um crescimento mais forte em 2010.

? Com a perda do mercado externo, com a redução da demanda externa, isso afetou muito a indústria. E hoje a recuperação está sendo pelo mercado doméstico. A gente espera que no ano que vem as exportações comecem a entrar mais forte, mas a gente sabe que o ritmo da economia mundial não é tão forte quanto o ritmo da economia brasileira ? afirmou o economista da CNI, Renato da Fonseca.