Foco no mercado contribui para comercialização de produtos do agronegócio

Sebrae irá desenvolver uma série de ações integradas voltadas para a venda da produção da agropecuária de pequeno porteOs acontecimentos ocorridos, este ano, no cenário econômico exigiram mudanças nas estratégias de atuação das instituições. Assim ocorreu com a área de Agronegócios (Uagro) do Sebrae, que adotou como principal estratégia fortalecer o foco no mercado.

A Uagro, em parceria  com outra área institucional do Sebrae, a Unidade de Acesso a Mercados (UAM), irá desenvolver uma série de ações integradas voltadas para a comercialização dos produtos gerados pela agropecuária de pequeno porte, setor responsável por 70% da alimentação do brasileiro.

? Inserir os pequenos produtores no mercado é a nossa estratégia prioritária. É preciso criar alternativas de agregação de valor. Não adianta só produzir. É preciso também gerar renda ? afirma o gerente da Uagro, Paulo Alvim.

Algumas ações já estão em andamento. No início de dezembro, a área de Agronegócios publicou uma revista, cujo tema principal é Mercado. A publicação está disponível nas unidades estaduais da Instituição.

Para 2010, a área já planeja realizar capacitações direcionadas a orientação de empresários e produtores sobre como colocar a produção nas prateleiras do mercado privado local, nacional e internacional. O Sebrae também vai intensificar sua atuação para aumentar a inserção das micro e pequenas empresas no mercado institucional. O governo tem disponível para esse público, por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Com a aprovação da Lei 11.947/09, o governo ampliou as alternativas de mercado para a agricultura familiar. O texto da lei determina a utilização de, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de produtos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural.

Esses produtos devem integrar a merenda escolar. Há ainda o Capítulo V da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que trata das Compras Públicas. Por meio da legislação, tem sido ampliado o poder de venda das micro e pequenas empresas.