Festas de final de ano devem ter mais espumantes de qualidade

Moscatéis devem ter incremento de 40% nas vendasNas tradicionais celebrações de Natal e de Ano-Novo, um item presente é o espumante, seja para o momento do brinde ou para harmonizar com comidas e sobremesas. Com o mercado borbulhando com diferentes marcas, preços e opções, é possível servir um bom espumante nas festas de final de ano sem sair do orçamento.

Os moscatéis, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), devem ter incremento de cerca de 40% nas vendas este ano e aparecem com os preços mais acessíveis nas listas. Mesmo assim, especialistas não deixaram de fora o tradicional brut, também com sugestões mais econômicas.

Para quem deseja se aventurar na degustação de espumantes diferentes, o enólogo e sommelier Jefferson Sancineto Nunes explica que o brut, vinho seco que aparece entre as opções com menor teor de açúcar, pode ser o curinga de qualquer festa.

A bebida vai bem desde a entrada até o prato principal, acompanhando inclusive carnes, e é apreciada por homens e mulheres. O moscatel, mais suave e adocicado, deve ser servido com a sobremesa, criando a harmonia ideal com os pratos doces.

Com o aumento do consumo e das vendas, as vinícolas têm investido no setor. Em razão da maior oferta, a bebida está mais barata para o consumidor. Nunes explica que o Brasil tem grande vocação para a produção do espumante, e que é possível encontrar boas opções nas vinícolas da Serra.

? Temos produtos de excelente qualidade. Com R$ 15, já é possível comprar um ótimo produto, sem defeitos, e poder sentir prazer na hora de fazer a ceia ? comenta.