Ter arma sem registro passa a ser crime a partir de janeiro

Dois dias antes do fim do prazo, mais de 700 mil documentos já tinham sido emitidosQuem possui arma de fogo tem até esta quinta, dia 31, para fazer ou renovar o registro do equipamento. A partir de primeiro de janeiro, ter uma arma sem registro passa a ser crime com pena de até três anos de prisão.

O registro é feito de graça pela Polícia Federal. Dois dias antes do fim do prazo, mais de 700 mil documentos já tinham sido emitidos, a maioria para armas que estão em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

O registro pode ser feito também nos correios, lojas de armas conveniadas e até pela internet. Com o cadastro no site, o dono da arma tem mais 90 dias para ir até a Polícia Federal encaminhar o documento definitivo. Nos outros casos, quem perder o prazo não poderá emitir o registro, somente entregar a arma.

? A PF e o Ministério da Justiça simplificaram muito esse sistema. O registro hoje não é pago, é feito sem qualquer documento de aptidão psicológica ou física, basta ter os dados da pessoa e da arma ? diz o secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Quem decide entregar a arma à polícia tem outra vantagem, além de evitar acidentes em casa: a pessoa recebe uma indenização, que varia de R$ 100 a R$ 300. Em 2009, mais de 14 mil armas foram entregues à polícia.

? No caso da entrega da arma é uma campanha em caráter permanente. Ela opta pó entregar a arma e recebe a indenização ? explica o delegado da Polícia Federal, Rafael Bahl.

O endereço para o cadastro pela internet é www.dpf.gov.br.