Segundo o secretário da Agricultura, Roberto Sahium, a parceria é de fundamental importância para os produtores.
? Precisamos avançar com novas tecnologias para o aumento da produtividade destes grãos. O Tocantins é um Estado essencialmente agrícola. Além disso, temos todas as condições climáticas e logísticas para alcançarmos bons resultados na agropecuária ? declarou.
Para o coordenador da empresa Pioneer no Brasil, Carlos Raupp, o governo do Tocantins é um grande incentivador para a implantação de novas tecnologias.
? Nossos investimentos são focados na produção de sementes de grãos com organismos geneticamente modificados e, consequentemente, mais produtivos e resistentes às doenças.
Interesse
Há três anos, a Pioneer atua no Tocantins com investimentos em projetos tecnológicos que chegam a US$ 3 milhões. Atualmente, possui um canteiro de produção de sementes de soja em uma área de 30 hectares e outra com 90 hectares de milho.
? Assim que terminamos um experimento, iniciamos outro. Nós trabalhamos com 500 variedades e materiais genéticos de soja e milho. Em alguns testes com a cultura do milho, alcançamos 8,4 mil quilos por hectare, superando os três mil quilos produzidos no Tocantins ? explicou Carlos R.