Para o representante-chefe da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) na União Européia, Emmanuel Desplechin, grandes petrolíferas já têm apostado alto nos biocombustíveis, como a BP, Shell e Exxon. A entrada da Statoil no negócio reafirma esta tendência. As companhias contam com biocombustíveis em que elas confiam para suas importações, que sejam altamente sustentáveis.
O etanol de cana-de-açúcar do Brasil está nesta lista, de acordo com Desplechin. Segundo informações da Statoil, em 2009, 40% do etanol usado e comercializado pela Statoil foi importado do Brasil.
Emissão menor
A adoção do biocombustível reduzirá em aproximadamente 11 mil toneladas a emissão anual de carbono na Noruega. Todos os automóveis que rodam com gasolina poderão utilizar a mistura sem necessidade de adaptação no veículo.
Os motoristas da Noruega podem, pela primeira vez, abastecer seus carros com biocombustível nos postos da Statoil sem se preocupar se o motor é a gasolina ou a diesel.
? Nossos clientes podem melhorar o meio ambiente sem modificar sua rotina ? afirmou em nota divulgada à imprensa o diretor da Statoil, Dag Roger Rinde.
Negócios com o Brasil
Em setembro de 2007, a Statoil e a Petrobrás assinaram um acordo de colaboração estratégica para exploração e produção de petróleo e biocombustíveis. O trabalho envolve estudos de ambas as companhias sobre oportunidades de negócios de petróleo e gás, no Brasil e no exterior.
A companhia norueguesa informou à época que estava preparada para investir extensivamente na cooperação com a Petrobras e para obter mais ativos de energia no Brasil e concretizar oportunidades de projetos para etanol.