Projeto transforma dejetos em fertilizantes

Tratamento dos dejetos da suinocultura será utilizado para produção de grãos em plantadeiras tradicionaisPara aproveitar os nutrientes de dejetos animais, a unidade de Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Rio de Janeiro, desenvolveu o projeto Agrosuíno. A iniciativa evita perda dos nutrientes dos dejetos suínos por problemas de aplicação e uso desbalanceado.

O tratamento dos dejetos da suinocultura, com posterior granulação, resulta em fertilizante para produção de grãos, em plantadeiras tradicionais. Com o balanceamento correto de nutrientes, o fertilizante pode ser aplicado sem equipamentos especiais.

Segundo o pesquisador da Embrapa Solos, Vinicius Benites, com o desenvolvimento das técnicas de compostagem e granulação, a Embrapa abre nova linha de pesquisa.

? Com o domínio das bases tecnológicas de produção de fertilizantes organominerais granulados, diferentes inovações podem ser desenvolvidas como a associação de micronutrientes aos fertilizantes e utilização de outros resíduos ? completa.