A União Europeia, cuja participação diminuiu de 33,1% para 29,3% foi deslocada para a posição de segundo mercado de destino. As exportações para o bloco apresentaram redução de 20,2%. O incremento de 14,4% das exportações para o Oriente Médio tornou a região o terceiro mercado de destino das vendas externas do setor, com aumento em dois pontos percentuais, para 9%, deslocando o Nafta, bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México, para a quarta posição, com 8,5%.
O incremento de 3,1% das exportações para a África mereceu destaque no ano que passou. O continente foi responsável pela compra 7,7% dos produtos agropecuários do Brasil.
Devido ao crescimento das exportações (12,4%), a China ampliou sua participação e consolidou a primeira posição no ranking de mercados de destino das exportações do agronegócio brasileiro (13,8% do total exportado), seguida pelos Países Baixos (7,7% do total exportado) e Estados Unidos (7% do total exportado).
As vendas externas para a Rússia, principal destino das exportações brasileiras de carnes, apresentou retração de 33,5%. É preciso destacar, ainda, o incremento de 442,6% para a Índia, devido ao crescimento das exportações de açúcar decorrente da quebra de safra naquele país.