Mercado e Cia

MT: área de soja convencional vai diminuir 40% na safra 2018/2019

Na última colheita, prêmios pagos pelo grão convencional avançaram muito, estimulando o produtor e provocando excesso na oferta

O Instituto Soja Livre e o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimam que a área destinada ao cultivo de soja convencional em Mato Grosso vai encolher cerca de 40% na safra 2018/2019. No ciclo 2016/2017, os prêmios pagos pela soja convencional avançaram muito, o que acabou estimulando muitos agricultores a ampliarem suas apostas sobre o plantio da safra seguinte. Isso acabou provocando um excesso na oferta, o que comprimiu os prêmios e deixou os produtores reticentes.

A perspectiva é que as lavouras ocupem entre 10% e 12% da área total no estado, um recuo de até 500 mil hectares em relação ao ano anterior. Ainda assim, os prêmios, bem avaliados pelo setor, podem estimular os produtores. Endrigo Dalcin, presidente do Instituto Soja Livre, afirma que as perspectivas para o grão convencional são boas e que o produtor pode aproveitar o momento para plantar e antecipar a comercialização.