Congresso aprova envio de 1,3 mil militares ao Haiti

Soldados devem ser escolhidos entre os que já estiveram no país caribenhoO Congresso Nacional autorizou o reforço do contingente brasileiro no Haiti. Mais 1,3 mil militares vão se juntar aos soldados que atuam na Missão de Paz das Nações Unidas.

Parlamentares da Comissão Representativa do Congresso, convocada quando necessário durante o recesso, aprovaram o envio imediato de 900 militares do Exército Brasileiro ao Haiti. Outros 400 soldados vão ficar de prontidão aguardando novo chamado.

? A responsabilidade do Brasil no continente é muito maior.  Essa foi uma das maiores tragédias e é necessária a ajuda do governo brasileiro. O Congresso imediatamente se dispôs a aprovar a ajuda e o envio de mais militares àquele país ? disse o presidente do Congresso, senador José Sarney.

Os soldados devem ser escolhidos entre os que já estiveram no Haiti. Porém, além de garantir a segurança, o desafio agora é atender a população atingida pelo terremoto de 12 de janeiro.

Na semana que vem o Congresso deve votar um pacote de ajuda ao Haiti no valor de R$ 375 milhões. O dinheiro vai ser usado na construção de dez unidades de saúde em território haitiano e em gastos com as forças armadas. A organização das Nações Unidas prometeu reembolsar parte dos custos militares.

Saiba mais sobre o Haiti

Entenda a catástrofe