? Queremos dialogar com o governo sobre as ações tomadas em 2009, mas também trataremos do futuro, discutindo um plano estratégico para 2010 ? informa o presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Gilson Ximenes.
No ano passado, o governo lançou contratos de opção de venda de café ao governo, para três milhões de sacas de 60 kg. O primeiro vencimento ocorreu em novembro passado, para um milhão de sacas. No entanto, o governo atrasou o pagamento, o que acabou acarretando prejuízo para muitos cafeicultores.
? O pagamento já está praticamente resolvido ? diz Ximenes.
O último dia para entrega dos cafés referentes às opções de janeiro, para 800 mil sacas, foi na última sexta, dia 29. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foram adquiridos 6.513 papéis pelos produtores, com um total de 651.300 sacas.
Segundo Ximenes, ainda é cedo para avaliar o volume total depositado nos armazéns da Conab. O produtor adquirente do contrato receberá R$ 309 por cada saca de 60 kg, sendo limitado a quatro contratos de 100 sacas, totalizando 400 sacas.