Avaliação positiva de Lula cresce nos últimos três meses, mostra CNT/Sensus

Na corrida presidencial, Serra segue na frente, seguido por DilmaTanto a aprovação do presidente Lula quanto as intenções de voto para a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, cresceram neste começo de ano. No meio rural, a popularidade do presidente é ainda maior do que na cidade. Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) ao Instituto Sensus e divulgada nesta sgunda, dia 1º.

A avaliação positiva ao desempenho pessoal do presidente Lula cresceu nos últimos três meses. Em novembro, 78,9% dos entrevistados aprovavam a atuação do presidente. Em janeiro, esse percentual subiu para quase 82% . Esse é o segundo melhor índice da série histórica. No campo, aprovação é maior do que nas cidades. Nas áreas rurais o índice é de 86,7% contra 80,8% nas áreas urbanas.

? Existe um pouco mais de aprovação rural, comparado com o urbano, por causa da estabilidade no campo e do alto índice de produtividade que a economia agrícola-comercial hoje tem no país ? explica o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes.

Na corrida presidencial, quando o deputado Ciro Gomes entra na disputa, a pré-candidata do PT Dilma Rousseff empata tecnicamente com o governador de São Paulo, o tucano José Serra. Ciro Gomes aparece com 11,9% e Marina Silva, do PV, com 6,8%. Os votos brancos, nulos e indecisos caíram para 20% . Num possível segundo turno, José Serra venceria com 44%. Mesmo assim, os pesquisadores afirmam que as frequentes aparições de Dilma em público têm fortalecido a candidatura da ministra.

ELEIÇÕES PRESIDENTE 2010 – 1º Turno
José Serra (PSDB) 33,2%
Dilma Rousseff (PT) 27,8%
Ciro Gomes (PSB) 11,9%
Marina Silva (PV) 6,8%
Brancos/Nulos/Indecisos 20,4%

ELEIÇÕES PRESIDENTE – 2º Turno
José Serra (PSDB) 44,0%
Dilma Rousseff (PT) 37,1%

A pesquisa mostrou também que o perfil do eleitor brasileiro mudou nos últimos 11 anos. Se no passado, para escolher o presidente da República, as pessoas levavam em conta o que familiares, amigos e até o que as propagandas eleitorais diziam, hoje elas estão mais independentes.

? O eleitor tem maior autonomia, ele tem maior opinião por desfrutar de uma melhor situação econômica e toma suas decisões mais autonomamente do que tomava anteriormente.

A pesquisa CNT/Sensus ouviu duas mil pessoas em 136 municípios do país, entre 25 e 29 de janeiro. A margem de erro é de 3% tanto para cima quanto para baixo.