Era dos preços baixos do açúcar terminou, diz analista

Futuros do produto seguem se apreciando diante dos estoques apertados na Índia, na China e no BrasilMuitos dos fatores do mercado físico de açúcar que contribuíram para a elevação dos preços em quase 100% durante 2009 permanecem iguais em 2010, afirmou hoje o Czarnikow Group, empresa do Reino Unido provedora de serviços para o mercado de açúcar. O grupo acredita que a alta das cotações continuará na medida em que os principais produtores consomem seus estoques.

? Embora o salto dos preços possa ser temporário, parece que a era dos preços baixos terminou agora ?, disse o chefe de análises do Czarnikow, Toby Cohen.

Os futuros de açúcar seguem se apreciando diante dos estoques apertados na Índia, na China e no Brasil, o que confirma a visão do Czarnikow de que os níveis dos estoques são insuficientes e contribuem para um segundo ano de déficit.

? As principais economias produtoras de açúcar acabaram com seus estoques no ano passado, o que significa que serão limitados ao regular a oferta e, mais do que isso, ao moderar elevações dos preços do açúcar em 2010 ? afirmou Cohen.

O grupo considera, ainda, que o segundo déficit global consecutivo de açúcar restringirá o consumo. Em relatório, o Czarnikow afirma que a produção mundial deve ser 13,5 milhões de toneladas menor do que a demanda em 2009/10, em açúcar do tipo demerara. Em 2008/09, a diferença foi de 15,8 milhões de toneladas.