Brasil quer explicação da UE sobre açúcar subsidiado

Bruxelas anunciou que daria autorização a seus produtores a exportar acima do teto permitidoO Brasil denunciará a Europa por exportar açúcar subsidiado de forma ilegal. Mas a decisão de levar o caso à Organização Mundial de Comércio (OMC) ainda não significa a abertura de uma disputa jurídica. Por enquanto, o Itamaraty apenas marcará posição na OMC e pedirá explicações aos europeus sobre a atitude.

Bruxelas anunciou na semana passada que daria autorização a seus produtores a exportar 500 mil toneladas de açúcar em 2010 além do teto permitido por um acordo na OMC. O volume seria suficiente para produzir 14 milhões de latas de Coca Cola. Produtores em todo o velho continente alertam que, se o volume não fosse exportado, simplesmente teriam de estocar por um tempo indeterminado. Na Bélgica, por exemplo, 10% da colheita já está em estoques.

O Brasil acredita que a medida é ilegal e quer sua retirada imediata. Ha três anos, a União Europeia foi derrotada nos tribunais da OMC depois que o Brasil abriu uma queixa sobre os subsídios dados aos produtores de açúcar. A Europa ficou proibida de exportar açúcar subsidiado acima de 1,27 milhão de toneladas.