Embrapa e Meridional lançam nesta segunda cultivares de soja no Show Rural

Sementes associam duas características para mercado de soja: resistência ao glifosato e ciclo precoceA Embrapa e a Fundação Meridional lançam no Show Rural Coopavel as cultivares de soja BRS 294RR e BRS 295RR, que têm como grande diferencial a resistência ao glifosato (são cultivares com o gene RR) e o ciclo de maturação precoce. O lançamento será nesta segunda, dia 8,  na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural, com a presença da Diretora-Executiva da Embrapa, Tatiana Deane de Abreu Sá, do chefe-Geral da Embrapa Soja, Alexandre José Catelan, do chefe-Geral da Embrapa Milho e Sorgo, Ve

? A precocidade possibilita o segundo cultivo de verão, o milho safrinha. A semeadura mais cedo facilita também o manejo da ferrugem asiática da soja. Além disso, as cultivares precoces são indicadas para o escalonamento de semeadura com outras cultivares de diferentes ciclos de desenvolvimento. O escalonamento de semeadura é interessante porque racionaliza o uso das máquinas na propriedade e dilui o risco de perdas por problemas climáticos, doenças, entre outros ? diz Estevam.
 
Associado ao alto potencial produtivo, a BRS 294RR é precoce (grupo de maturidade de 6.3), possui resistência à doença podridão parda da haste. De acordo com os testes, apresenta melhor desempenho em regiões altas, onde a altitude é acima de 700 m. A cultivar BRS 295RR também apresentou nos testes de avaliação excelente rendimento, é precoce (grupo de maturidade 6.5), apresenta boa sanidade de raiz e resistência ao nematóide de cisto (raças 1 e 3). A nova cultivar mostrou melhor desempenho em regiões baixas – altitudes abaixo de 700 m. A semeadura da BRS 295 RR é indicada a partir de 15 de outubro, portanto, possibilita o cultivo do milho safrinha.
 
As novas cultivares BRS 294RR e a BRS 295RR são indicadas para o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul (região sul).

A Embrapa Soja irá apresentar também no Show Rural o Diagnóstico Completo da Qualidade da Semente da Soja (Diacom), método que engloba os testes de tetrazólio e de patologia de sementes. Com a utilização de metodologia adequada, as empresas produtoras de sementes de soja podem identificar e corrigir os problemas de descarte de lotes de sementes.