Minc diz que desmatamento na Amazônia está controlado

Ministro afirmou que Brasil não irá voltar aos índices de destruição anterioresO ministro do Meio Ambiente Carlos Minc disse que pela primeira vez o desmatamento na Amazônia está controlado. E afirma que Brasil não voltará aos índices de destruição anteriores. Ele destacou que o trabalho articulado dos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça foi o responsável pela antecipação em cinco anos da meta de redução continuada do desmatamento na Amazônia que o Brasil enviou para Organização das Nações Unidas.

O ministro do Meio Ambiente, juntamente com o ministro da Justiça, Tarso Genro, assinaram, nessa terça, dia 9, proposta de projeto de lei que cria o Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). O ministro Carlos Minc anunciou ainda que a Comissão vai trabalhar para a queda do desmatamento nos biomas Cerrado e Caatinga, além da Amazônia. O ministro da Justiça ressaltou que a Ciccia teve um impulso vital do presidente Lula e o apoio de todos os servidores envolvidos.

? Trabalho interministerial no Brasil é muito difícil, mas, agora, nossas políticas são o braço armado do bem verde ? explicou Tarso Genro.

A comissão une esforços do Ibama, Instituto Chico Mendes, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência e Sistema de Proteção da Amazônia de forma continuada.

? A integração cria um todo que é maior que a soma das partes ? explicou Carlos Minc, ressaltando ainda que o Brasil e o presidente Lula tiveram participação destacada na reunião de Copenhagen, em grande parte, pelo trabalho da Ciccia que foi fundamental para as sucessivas quedas da taxa de desmatamento na Amazônia.

O projeto de lei que será enviado ao Congresso vai formalizar o Fundo de Proteção Ambiental e criar fontes fixas de financiamento para equipar e estruturar os órgãos de segurança pública e de fiscalização. Ao entrar em vigor, a lei vai revogar a portaria que instituiu a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). A Comissão, criada pela lei, terá condições de dar continuidade ao trabalho de articulação entre diversos ministérios e de compartilhamento de banco de dados.